Avaliação do Efeito dos Extratos e Frações das Folhas de Balfourodendron riedelianum (Rutaceae) sobre Spodoptera frugiperda (J. E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae)

Authors

  • Alessandra Regina Pepe Ambrozin Universidade Federal de Alfenas, Campus Avançado de Poços de Caldas

DOI:

https://doi.org/10.14295/BA.v9.135

Abstract

A lagarta-do-cartucho, Spodoptera frugiperda (J. E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae), é uma importante praga da cultura do milho, que causa grandes prejuízos em relação à produtividade e à qualidade do produto final. Tal praga é usualmente controlada através do uso de piretróides e organofosforados, que podem ocasionar danos ao meio ambiente e deixar resíduos nos alimentos. Assim, a busca por novos pesticidas, mais seletivos, menos tóxicos e menos danosos ao ambiente é de grande importância. Nesse sentido, há um interesse crescente no uso de produtos naturais para o controle de pestes agrícolas. Extratos ou frações vegetais e algumas substâncias isoladas de plantas da família Rutaceae apresentam atividade anti-alimentar ou inseticida. A ampla diversidade química da família Rutaceae, seu grande potencial biológico e a ausência de avaliações de atividade inseticida de Balfourodendron riedelianum motivaram o presente trabalho, que teve como principal objetivo avaliar o efeito dos extratos e frações das folhas de B. riedelianum sobre S. frugiperda. Os ensaios biológicos foram realizados incorporando-se 100 mg.Kg-1 de cada extrato ou fração à dieta artificial de S. frugiperda e os parâmetros avaliados foram duração das fases larval e pupal, massa das pupas e porcentagem de mortalidade ao final de cada fase. Observou-se que os extratos hexânico e metanólico das folhas de B. riedelianum ocasionaram o alongamento nas fases larval e pupal, diminuição da massa pupal e aproximadamente 80 % de mortalidade na fase larval. Já algumas frações vegetais ocasionaram 100 % de mortalidade na fase larval. Tais resultados indicaram a atividade inseticida dos extratos e frações de B. riedelianum sobre S. frugiperda, o que sugere seu grande potencial como inseticida natural.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Alessandra Regina Pepe Ambrozin, Universidade Federal de Alfenas, Campus Avançado de Poços de Caldas

Instituto de Ciência e Tecnologia

Published

2014-10-03

How to Cite

Ambrozin, A. R. P. (2014). Avaliação do Efeito dos Extratos e Frações das Folhas de Balfourodendron riedelianum (Rutaceae) sobre Spodoptera frugiperda (J. E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae). BioAssay, 9. https://doi.org/10.14295/BA.v9.135

Issue

Section

Plant Extracts

Metrics