Atividade de Cedrela fissilis e Cipadessa fruticosa (Meliaceae) sobre a lagarta-do-cartucho do milho Spodoptera frugiperda (J.E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae)

Andreia Pereira Matos, Daniela Tiemi Myamoto, Alini Roberta Alves, Ana Cristina Leite, Paulo Cezar Vieira, João Batista Fernandes, Maria Fátima das Graças Fernandes da Silva

Resumo


A atividade biológica de extratos orgânicos de folhas, galhos e frutos de Cedrela fissilis e de Cipadessa fruticosa (Meliaceae), além do caule e das raízes de C. fissilis foi avaliada sobre Spodoptera frugiperda (J.E. Smith) desenvolvidas em condições laboratoriais. Os extratos orgânicos foram incorporados à dieta artificial na proporção de 100 mg de extrato para 100 g de dieta e oferecidos a S. frugiperda durante seu período larval. Os parâmetros avaliados foram duração e mortalidade das fases larval e pupal e peso das pupas. O extrato diclorometânico de folhas de C. fissilis, que apresentou maior atividade inseticida, no qual ocorreu um alongamento da fase larval, seguido por uma diminuição do peso pupal, além de uma taxa de mortalidade larval de 63,3 %.

Texto completo:

ABSTRACT HTML PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/BA.v5.0.64

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Sociedade Entomológica do Brasil