Redução da Oviposição de Bemisia tabaci (Genn.) Biótipo B (Hemiptera: Aleyrodidae) em Folhas de Feijoeiro Tratadas com Extratos Botânicos.

Authors

  • Eliane D. Quintela
  • Patrícia Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.14295/BA.v4.0.68

Abstract

Foi avaliado o efeito de extratos botânicos sobre a oviposição de Bemisia tabaci Genn. biótipo B e a persistência do óleo de nim, Azadirachta indica A. Juss., em folhas de feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.). Utilizaram-se os produtos comerciais à base de nim, Nimkol-LS (extrato de sementes e folhas de nim), Dalneem e Nim-I-Go (ambos óleos emulsionáveis de nim), fumo (Nicotiana tabacum L.) moído, extrato comercial de folhas de nim, extratos aquosos caseiros de folhas de nim e de arruda (Ruta sp.). Avaliou-se o número de ovos por folha após seis horas de infestação. Para avaliar a persistência do óleo de nim sobre folhas de feijoeiro, grupos de plântulas pulverizadas na face adaxial ou abaxial das folhas com Dalneem a 0, 0,25, 0,5 e 1,0 % (v/v), foram colocados em contato com adultos da mosca-branca no mesmo dia da pulverização e após dois e quatro dias. No segundo experimento, grupos de plântulas pulverizadas na face abaxial das folhas com Dalneem a 0, 0,5 e 1,0 % (v/v), foram colocados em contato com adultos no mesmo dia da pulverização e após três, cinco e sete dias. Todos os produtos testados reduziram significativamente a oviposição em relação à testemunha, exceto o extrato comercial de folhas de nim. O número de ovos nas folhas diminuiu com o aumento da concentração dos produtos. Quando pulverizado na face inferior das folhas em concentrações > 1,0 %, o óleo de nim reduziu a oviposição da mosca-branca acima de 80%.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2009-12-10

How to Cite

Quintela, E. D., & Pinheiro, P. (2009). Redução da Oviposição de Bemisia tabaci (Genn.) Biótipo B (Hemiptera: Aleyrodidae) em Folhas de Feijoeiro Tratadas com Extratos Botânicos. BioAssay, 4. https://doi.org/10.14295/BA.v4.0.68

Issue

Section

Plant Extracts

Metrics