Effects of the Ethanol Extracts of Leaves and Branches from Four Species of the Genus Croton on Tetranychus urticae Koch (Acari: Tetranychidae)

Wendel Teles Pontes, José C. G. de Oliveira, Cláudio A. G. da Câmara, Carla P. O. de Assis, José V. de Oliveira, Manoel G. C. Gondim Júnior, Reginaldo Barros

Resumo


O ácaro rajado Tetranychus urticae Koch é uma das principais pragas agrícolas, infestando importantes culturas como o algodoeiro, videira e tomateiro. Nos últimos anos, o estudo de extratos vegetais objetivando o controle alternativo de pragas tem-se intensificado, tornando-se uma alternativa promissora, atraindo o interesse de um número cada vez mais crescente de pesquisadores. Este trabalho teve como objetivo avaliar a efeito residual de extratos etanólicos a 1% de folhas e ramos de quatro espécies do gênero Croton (C. rhamnifolius Kunth, C. sellowii Baill, C. jacobinensis Baillon, C. micans (Baill)) sobre o ácaro rajado T. urticae. Discos de folhas com os ácaros foram previamente imersos por cinco segundos nos extratos. Verificou-se que o extrato das folhas de C. sellowii causou 69% de mortalidade, e que o extrato das folhas de C. jacobinensis não apresentou toxicidade sobre o ácaro. Os experimentos revelaram ainda que a fecundidade dos ácaros foi afetada e que todos os extratos foram repelentes na concentração de 1%.

Texto completo:

ABSTRACT HTML PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/BA.v6.0.89

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Sociedade Entomológica do Brasil